.jpg)
Débora Ildêncio é maestrina, cantora, compositora, multi-instrumentista, professora, apresentadora, escritora, produtora musical, diretora artística e roteirista. É professora (colaboradora), membro da Comissão Coordenadora de Projetos ligados ao Sistema de Garantia de Direitos e Cultural da Diretoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Viçosa-Campus Florestal.
Com 21 anos de carreira, é formada em Música e Administração, Pós-Graduada em Regência Orquestral, Formação em Educação a Distância, Musicoterapia, Gestão e Liderança de Equipe com MBA em Marketing Digital. É também a especialista e desenvolvedora de produtos do Grupo Classic que compreende as marcas: Michael, Vogga, SXA, Titan e Sotex.
Nascida em BH, Minas Gerais, desde criança brincava com instrumentos que inventava. Cresceu ouvindo seu pai tocar cavaquinho nos finais de semana. Aos 8 anos começou a tocar teclado, aos 15 ganhou o seu primeiro violão e aprendeu alguns acordes com um amigo. Rapidamente começou a tocar outras músicas sozinha. Aos 16, criou o projeto de música na escola onde estudava o ensino médio para ministrar aula para os colegas. Aos 17, começou a ministrar aulas em diversas escolas de música.
Trabalhou em várias escolas do ramo, atuando como coordenadora. Estudou com professores como Mozart Mello, Ulisses Rocha, Toninho Horta, Márcio Okayama, Lucas Telles, Paulinho Silva e Marcos Suzano. Além de atuar como revisora e escritora de vários materiais utilizados em escolas de música renomadas, lançou dois métodos de percussão intitulados: “Cajon — Seus Ritmos e Fundamentos” e “Pandeiro — Seus Ritmos e Fundamentos” comercializados no Brasil e no Exterior. O material de sucesso lhe rendeu uma homenagem no International Friendship & Exchange, festival tradicional que acontece no Japão. Ainda como escritora, a artista se aventurou em outras vertentes e em 2025 lançou o livro Diário de Baby Victor 62 dias de UTI Neonatal, que narra sua trajetória com seu filho, sendo não apenas um relato sobre os desafios enfrentados por um bebê prematuro. É uma homenagem à resiliência humana, ao amor incondicional e à importância do cuidado especializado e multidisciplinar.
Na área acadêmica, estudou ainda com grandes nomes da Regência como Maestro Roberto Farias, Maestro Marcos Sadao Shirakawa que em 2021 recebeu o título de Imortal da Música Erudita no Brasil pela Academia de Música de São Paulo e atualmente participa do curso idealizado pelo Maestro João Carlos Martins.
A MUSICISTA
Como musicista já dividiu o palco e tocou com vários artistas como a cantora Polly Angel (semifinalista The Voice Kids 2019), Pedro Miranda (semifinalista The Voice Kids 2019), Isadora Ferreira (The Voice Kids 2017), Mylena Jardim (Vencedora The Voice 2016), Negra Mary (The Voice 2015), Ana Laura Lopes, André Neiva (baixista do Jorge Vercillo, Aline Barros, Emílio Santiago, Diogo Nogueira, Gal Costa), Marcelo Costa (baterista da Marisa Monte, Roberta Sá, Maria Bethânia, Lulu Santos), Claudio Infante (Jorge Vercillo, Ivan Lins, Djavan, Lulu Santos, Ed Motta e Marisa Monte), Vitor Vieira (baterista do Luiz Melodia), Carlos Walter, Lucas Telles, Dino Rangel, Silas Áquila, Nando Costa, Juarez Moreira, Ausier Vinícius, Karoline Violeira e Claudia Alves. Foi a Artista convidada para o lançamento do álbum da cantora Karoline Violeira no 11º Festival de Música Caipira de Pardinho (Fesmurp), e para o 1º Festival de Música Caipira de Indaial. Ministrou inúmeros workshops, masterclass, oficinas e workshows tocando em várias regiões do país. A artista também se apresentou em teatros renomados como: Cine Theatro Brasil, Grande Teatro SESC Palladium, Centro de Artes da Universidade Federal do Amazonas, Teatro SESIMINAS, Teatro Izabela Hendrix, Teatro Municipal de Ibirité, Teatro Municipal de Nova Lima, Auditório Universidade Pitágoras, entre outros. Há anos é atração confirmada para o tradicional FESTIVAL GAÚCHO que acontece em BELO HORIZONTE, MINASTCHÊ. Já gravou com grandes nomes da nossa música brasileira como: Adriano Campagnani (baixista Kid Abelha, J Quest, Jesuton e Flávio Venturine) , Marcus Suzano (percussionista Lenine, Gilberto Gil, Marisa Monte) , André Neiva, Fernando Moura (pianista e compositor das principais trilhas da Rede Globo, GNT e Record e tocou com nomes como Zé Ramalho, Marisa Montee Morais Moreira)e o cantor André Leite.
YOUTUBE
Em 2010 gravou sua primeira videoaula de pandeiro básico, com direção de Daniel Braga, uma parceira perfeita que rendeu outra videoaula lançada em abril do ano seguinte. Após o sucesso desses vídeos na internet, Débora passou a se dedicar na criação de conteúdos nesse formato. Seu canal Oficial já ultrapassou mais de 1.700.000 visualizações, mas, diversos vídeos de sucesso da artista podem ser encontrados em outros canais, que somando ultrapassam 8.000.000 views no Youtube em vários canais renomados como: CifraClub, Michael Instrumentos, Music Dot, entre outros
A COMPOSITORA
Como compositora, muitas músicas se destacam, entre as mais especiais, segundo a autora, estão as canções: DUO, composta para o cantor Lenine e Seus Passos, uma obra em referência ao violonista Andy Mckee. Em sua trajetória como cantautora destacam também a música Outro Dia e Roda De Samba, canção selecionada entre mais de 1.700.000, chegando à semifinal do concurso do Exposamba (edição 2013).
PREMIAÇÕES E HOMENAGENS
Em 2013 Foi homenageada no International Friendship & Exchange Festival Cultural e tradicional que acontece no Japão. Em 2022, a artista ficou em 1º Lugar para ocupar a cadeira de professora de Canto Popular/Coral no Conservatório Municipal da Cidade de Alfenas, em Minas Gerais. E em 2023, seu espetáculo “De norte a sul do Brasil como você nunca ouviu” foi premiado pela Universidade Federal de Minas Gerais e a multi-instrumentista tem apresentado por cidades de todo o estado levando esse show que também resgata a história da música do nosso país.
A APRESENTADORA
Em abril de 2011 a musicista foi convidada pela TV HORIZONTE, para ministrar aulas de harmonia e arranjo para bandas no PROGRAMA ARTE NO AR no quadro SOS CANÇÃO, da emissora TV Horizonte, a participação que seria para três programas lhe rendeu o convite por toda temporada. Em 2015 foi convidada ser a apresentadora do programa CLUBE MPB. Desde 2014 a artista é a apresentadora oficial dos conteúdos ao vivo da Michael Instrumentos Musicais e em outubro de 2022 estreou a frente do programa SOLTA O SOM, que acontece às terças-feiras ao vivo. E já entrevistou grandes nomes mineiros como: Geraldo Magela, Carlos Nunes, Carlos Walter, Kaquinho Big Dog, Vovó Placidina, Marcus Vinille, Ausier Vinícius, Juarez Moreira, entre outros.
ASSESSORA E PRINCIPAIS PRODUÇÕES
A artista tem em seu currículo vários projetos de sucesso como Agosto de Deus – (evento) – 2008; • “Stil Feminino “ Serraria Souza Pinto (2009) - Vencedoras do Vozes do Morro; • “Iran Porto – Abertura para banda Giom (Anderson Freire)” – 2009; • “Iran Porto” – Festival Nacional Coletânea de Bandas classificação: Finalista- (2010); • “Apenas um toque” (evento) (2010 – Matriz); • Lançamento CD Atitude – Iran Porto (2010); • “A voz, o violão e algo mais de Tom de Minas" (2011) – Teatro Santo Agostinho); • “Iran Porto – Abertura para Rosa de Saron (2012) – Parque de Exposição em Esmeraldas – MG); • Lançamento CD Sol de um novo dia - Silas Áquila (2013);. • De norte a sul do país como você nunca ouviu (2023) – Conservatório UFMG. Ainda, atuou como arranjista nos espetáculos: • "O método e a conquista" (2010 - Teatro Sesiminas); • "Minas Canta Alto" (2012 - Grande Teatro Sesc Palladium); - Homenagem Milton Nascimento e Maurício Tizumba. Talém de ter sido diretora executiva e assessora de artistas renomados como: Geraldo Magela, Karoline Vieira, Lívia & Laura entre outros.
A PROFESSORA
Professora há 20 anos, ministrou aulas nas principais escolas de música da capital mineira de teoria e instrumentos e vários de seus ex-alunos são destaque no cenário musical nacional, como Ricardinho Gaiteiro (acordeonista da dupla César Menotti e Fabiano), Renato Moreira (guitarrista da dupla Clayton e Romário), Bruno Leles, entre outros. Atuou também como coordenadora geral em 6 escolas do seguimento, também foi tutora nos Cursos de Gestão e Administração da Universidade Paulista. Há quase 10 anos é uma das oficineiras no Congresso Nacional de Escolas de Música. Foi também revisora de métodos de ensino de várias escolas do país e a idealizadora do Projeto Panducada. Há 11 anos, é a principal criadora de conteúdos didáticos e videoaulas da Michael Instrumentos Musicais.
DISCOGRAFIA
Além disso, Débora Ildêncio está com sua nova turnê, tocando por todo o Brasil. Com uma discografia vasta atuando como musicista e produtora, e conta com 4 álbuns autorais. E em várias canções conta com a participação de artistas renomados como: Marcos Suzano, Adriano Campagnani, Jeison Coelho e Bruno Leles.
PATROCÍNIOS
A artista é parceira das marcas internacionais Edifier, D’Addario e das marcas nacionais Fuhrmann, Orion, JG Palhetas, Ítalo Luthier, Cajon Marcos Brandão, Pandeiros JA Brasil, Lumos Comunicação Visual. Com parcerias de sucesso, Débora Ildêncio possui seus linhas assinadas de Cajon e, palhetas e pandeiros.